quinta-feira, 30 de outubro de 2014


Largamente utilizada em projetos paisagísticos urbanos do Sudeste brasileiro, mais precisamente São Paulo e Rio de Janeiro. É um arbusto lenhoso e com grande ramificação, podendo ser cultivado como arvoreta se não for podado, pois pode chegar a seis metros de altura.  A clúsia é muito ornamental graças à beleza de suas folhas rijas e em forma de gota As flores brotam na Primavera e no Verão; são pequenas, brancas com o centro num tom vermelho róseo.

 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A PODA
Podar é eliminar os ramos de uma planta. É uma operação que exige ao mesmo tempo arte, ciência e técnica, evitando sua mutilação. A poda traz benefícios às plantas e aos homens. Quando a poda é aplicada em árvores ornamentais, visa a harmonizar o espaço com a planta. Na condução das árvores e dos arbustos, o que se pretende é a manutenção das formas das plantas, intervindo a cada vez que nelas ocorreram anormalidades..


A aplicação da poda deve ser feita nos ramos de uma árvore, com o objetivo de reduzir o seu ritmo de desenvolvimento e direcionar seu crescimento, o arejamento da copa como prevenção fitossanitária, a manutenção da regularidade dos fenômenos de floração e frutificação.

Cartão de visita

Confira nosso trabalho,visite nosso site ou agende uma visita em noso escritório.
 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Pimenta roxa do Peru


Árvore tipo guarda-sol. Esta espécie costuma perder suas folhas em alguma estação do ano (geralmente durante o inverno, quando este é bem marcado). Elas são bipinadas, formadas por 10 a 15 pares de folíolos. Cada flor apresenta um cálice com 5 sépalas e uma coroa de 5 pétalas. Os frutos, tipo vagem, medem cerca de 45 centímetros de comprimento e tornam-se marrons ao amadurecer.O flamboyant, é uma metáfora a acentuar uma beleza bastante frequente na aroborização urbana do Brasil.  As flores desta árvore parecem ferver dentro da própria cor. Mas há que se dizer: possui tonalidades mais brandas, como o alaranjado e o salmão-amarelado. Atualmente essa árvore tem um inegável apelo paisagístico, mas com ressalvas, é recomendada para parques, grandes jardins e campos abertos. Esta espécie é conhecida ainda como flor-do-paraíso, pau-rosa, acácia-rubra e árvore-flamejante

Serviços

Confiram nossos serviços

sábado, 25 de outubro de 2014

Cica




 Seu tronco lembra uma palmeira, lenhoso a semilenhoso, com ou sem ramificações.As folhas são dispostas em coroa e pode ser cultivada em vaso.Para fazer a manutenção desta planta deve-se estar atento à presença de formigas e de cochonilhas, que costumam atacar a planta.
Caso surjam, usar óleo de nim dissolvido em água pulverizando em toda a planta,A melhor época para seu cultivo é o inverno ou na estação das chuvas.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CINERÁRIAS

 

 CINERÁRIA MARÍTIMA

Planta da família das Asteraceae, também conhecida como moleiro empoeirado. É uma planta anual, possui folhas cinzas-prateadas, possui flores amarelas ou brancas. A cinerária marítima, que apesar do nome não vive no mar, é uma planta ornameltal, muito conhecida pelos jardineiros norte-americanos. Pode ser encontrada em serras e montanhas de clima temperado, cresce como moita e atinge até 80cm de altura

Uso medicinal:
Parte utilizada: Folhas, flores.
Origem : Região mediterrânea.
Princípios Ativos: Alcalóides (jacobina), flavonóides, taninos, mucilagens.
Propriedades medicinais: Antiespasmódica, anti-histérica, antiinflamatória, cicatrizante, descongestionante, emenagoga.
Indicações: Conjuntivite, inflamação, inchaço das pálpebras, olhos irritados e cansados, restabelecer o fluxo sangüíneo, acalmar dores. É matéria-prima de um colírio usado no tratamento da catarata, o remédio á base da planta melhora o grau de transparência do cristalino, lente natural dos olhos. Daí, ajuda a tratar a visão embaçada pela catarata.
Contra-indicações/cuidados: Contém alcalóides pirrolizidínicos que são hepatotóxicos, logo é melhor apenas usar externamente.
Efeitos colaterais: O uso interno pode prejudicar o fígado.
 
 
                                            CINERÁRIA COM FLOR
 


É uma planta herbácea de pequeno porte (20 a 40 cm), de ciclo anual e umaestrutura simples – um caule central curto e ramificado.As folhas em forma de coração com bordas serrilhadas e verde-escuras apresentam-se muito suavesao tacto pois estão cobertas por uma fina penugem.Desde os finais do Inverno e durante toda a Primavera esta espécie apresenta abundantes inflorescências de cores variadas que se assemelham a pequenas margaridas.Na época da plena floração a planta pode ficar completamente coberta de flores num autêntico espectáculo de cor.

Fique por dentro de mais curiosidades sobre plantas,nossos serviços no site:
jardinagemjr.site.com.br




LINDA PAISAGEM AO MEIO DIA!

 




segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Plantas próprias para cercas vivas
Além do indiscutível efeito decorativo, as cercas vivas têm duas funções primordiais no paisagismo: delimitar espaços e proteger. Ambas as funções têm um sentido abrangente, que oferece diferentes maneiras de utilização, de acordo com a necessidade de cada um.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

ESPADA DE SÃO JORGE
A planta pode ser usada na parte interna e externa da casa. Pode ser encontrada em versões menores, chamadas de “espadinha”, que são idéias para lares mais apertados.


ONZE HORAS
A onze-horas é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual.Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas periódicas. Tolerante a seca e a baixa fertilidade do solo, mas floresce melhor quando fertilizada. Durante as regas, deve-se evitar molhar os botões e as flores, que se danificam com facilidade. Multiplica-se por sementes postas a germinar na primavera.