terça-feira, 25 de novembro de 2014

PLANTA DE CARACTERÍSTICA NATALINA




O azevinho comum é um arbusto de crescimento muito lento, atingindo em adulto de quatro a seis metros de altura. Alguns pés chegam a formar autênticas árvores. Pode viver 100 anos ou mais.
As folhas alternas, inteiras, possuem um pecíolo curto e um limbo de 5 a 7 cm de comprimento, coriáceo, de forma geral ovalada e bordo ondulado e espinhoso, por vezes liso em indivíduos idosos. De um verde brilhante escuro na face superior, mais claras na face inferior, possuem espinhos afiados. As folhas persistem em geral três anos. A casca do tronco é cinzenta clara e lisa. Existem também azevinhos com folhas bicolores, geralmente verde e branco ou verde e creme.
É uma espécie dióica (indivíduos masculinos e femininos distintos). Tem flores brancas, de pequena dimensão (cerca de 6 milímetros de diâmetro).
Os frutos, que aparecem apenas nas plantas femininas, são pequenas drupas esféricas de 7 a 10 mm de diâmetro, de um vermelho brilhante, por vezes amarelas, quando maduras, contendo quatro grainhas lenhosas. Amadurecem no fim do verão, persistindo durante todo o inverno.
Não são comestíveis, chegando mesmo a serem tóxicos; por isso, certos animais, especialmente certas aves, ocasionalmente consomem ínfimas quantidades destes frutos por pura necessidade[carece de fontes]. De 20 a 30 bagas podem ser mortais para um adulto. As folhas também são tóxicas.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014




PINHEIRO PIRAMIDALE

-PODE SER CULTIVADA EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL.

-TOLERANTE AO SOL FORTE, A SECA E A GEADAS.

-O CULTIVAR OU GRUPO STRICTA SÃO CONIFERAS ESTRITAMENTE COLUNAR, SEMPRE VERDES E EM RAMOS ERETOS.

-SUA FOLHAGEM É VERDE EM TODAS AS ESTAÇÕES DO ANO.

-CURIOSIDADE:
EM ALGUMAS ÁREAS, PARTICULARMENTE A DOS EUA, É CONHECIDO ERRONEAMENTE COMO CIPRESTE ITALIANO, EMBORA A ESPÉCIE SEJA MUITO COMUMENTE CULTIVADA NA ITALIA, NÃO É NATIVO DE LÁ.

ESTE NATIVO DO MEDITERRÂNEO TEM UMA LONGA HISTÓRIA NAQUELA REGIÃO, ONDE OS GREGOS ANTIGOS USAVAM SUA MADEIRA PARA ESCULPIR AS ESTÁTUAS DE SEUS DEUSES.

O CIPRESTE ITALIANO É AMPLAMENTE UTILIZADO EM JARDINS GRECOS E ITALIANOS, TRANSMITINDO UM AR FORMAL E REQUINTADO.

É TAMBÉM CONHECIDO PELA SUA MADEIRA MUITO DURÁVEL E PERFUMADA, SEU USO MAIS NOTÓRIO É NAS PORTAS DA BASILICA DE SÃO PEDRO, NO VATICANO.

O CIPRESTE DO MEDITERRÂNEO TEM SIDO CULTIVADO COMO PLANTA ORNAMENTAL POR MILÊNIOS LONGE DE SUA ÁREA NATIVA, A ESPÉCIE É AMPLAMANTE ADAPTÁVEL E DE GRANDE LONGEVIDADE, PODENDO VIVER POR MAIS DE UM MILÊNIO.

UM VERDADEIRO CORINGA NA ARTE DO PAISAGISMO, SINGULAR, E DE IMPACTO ESPETACULAR.

A ESPÉCIE É DE FACIL CULTIVO, PODE SER CULTIVADA EM VASOS E É UMA VERDADEIRA ESCULTURA VERDE.
COLEUS
O cóleus é uma planta herbácea muito apreciada pelo colorido de suas folhas. Suas folhas são grandes, macias e podem apresentar diversas cores e combinações entre amarelo, vermelho, rosa, roxo, verde e marrom. É interessante observar que as cores das folhas podem formar degradeés ou contrastar bruscamente. As flores azuladas surgem em inflorescências do tipo espiga, acima da folhagem, em qualquer época do ano e têm importância ornamental secundária. As cores vivas desta vistosa folhagem podem ser aproveitadas em diversos ambientes. No jardim, ela poderá formar maciços ou conjuntos, além de bordaduras junto a muros. Em pátios e varandas, ou em uma janela bem iluminada, o cóleus será uma espécie muito decorativa, podendo ser plantado em vasos ou jardineiras. Em climas quentes, é possível desfrutar de sua beleza colorida o ano todo. É uma planta de baixa manutenção, não exigindo podas e tolerando um pouco a estiagem. Atinge cerca de 40 a 90 cm de altura, de acordo com a variedade.Deve ser cultivada sob pleno sol ou meia sombra, em substrato bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Adubações a cada 15 dias são suficientes para que a planta cresça bonita. Apesar de perene, o cóleus deve ser replantado bienalmente, pois perde a beleza com a idade. Planta tipicamente tropical, que pode ser conduzida em clima temperado, requerendo estufa no inverno. Não tolerante a geadas. Multiplica-se por sementes e estacas de caule e ponteiros.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

 BEGÔNIA

 Esse gênero botânico é composto por mais de mil espécies diferentes de plantas nativas de regiões tropicais. São encontradas mais comumente no comércio a Begonia elatior, Begonia florida e espécimes híbridos.

A begônia caracteriza-se por florir abundantemente durante todo o ano, não atingir um porte muito grande e não ser de difícil cultivo, o que faz dela uma das plantas mais comercializadas do Brasil. Embora várias das espécies possam ser cultivadas também em jardins, isto não é muito comum, uma vez que o sol forte causa queimaduras a suas folhas e flores.
As begônias são comercializadas envasadas, bastando apenas transplantá-las para o local adequado, caso você não goste do vaso original. Tenha sempre em mente na hora de escolher onde plantar que o sol a pino prejudicará essa planta, logo, se pretende fazer maciços em jardins, faça-os sob a sombra de alguma árvore maior.
 

 
Esse gênero botânico é composto por mais de mil espécies diferentes de plantas nativas de regiões tropicais. São encontradas mais comumente no comércio a Begonia elatior, Begonia florida  e espécimes híbridos.
Algumas espécies podem ser plantadas a partir de sementes, porém as espécies hibridas são estéreis e não produzem sementes, assim sendo, a forma mais usual de procriar begônias é através de estaquia, removendo ramos com folhas e plantando-os.Utilize solo preparado similar ao encontrado em florestas tropicais, de boa drenagem e altíssima fertilidade. Para isso misture um pouco de areia e fertilizante orgânico, como húmus por exemplo, antes do plantio.

CURIOSIDADES

ANTÚRIO
 


Essa planta tem uma característica bem curiosa, embora várias pessoas acham que sua estrutura cordiforme vermelha seja uma flor, na verdade é apenas uma folha modificada para chamar mais a atenção dos insetos polinizadores, as reais flores dos antúrios são os milhares de pontos amarelados que crescem na espiga central da inflorescência da planta.
Essa planta é muito utilizada no Brasil por ser bem adaptada ao clima tropical e possuir um ótimo aspecto, com inflorescências de diversas cores diferentes e uma estatura máxima que dificilmente passa de um metro, podemos encontrá-la comumente em vasos ou em jardins formando grandes moitas com várias inflorescências.
Esta é uma planta de fácil cultivo, sendo bem resistente e apresentando ótimos resultados com um mínimo de cuidado. O mais importante é encontrar um local bem iluminado, mas protegido do sol a pino que pode queimar as folhas da planta.
É aconselhável que se plante mudas já grandes, cerca de dez centímetros de estatura, para que assim elas não sintam um grande impacto pelo seu transplante e já comecem a se desenvolver rapidamente.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

                                                            VIOLETA
A violeta possui muitas variações e a mais cultivada no Brasil é a violeta africana A violeta é uma flor que não exige muitos cuidados, mas suas raízes são sensíveis por isso não se deve deixar à terra de seu vaso muito encharcada. Outra dica importante é a de que jamais se deve molhar suas folhas e sua copa, pois ela pode apodrecer com a umidade. A violeta se adapta melhor em ambientes internos, gosta de luz, mas não deve ficar diretamente exposta ao sol.
Embora a violeta seja muito cultivada em vasinhos plásticos, o mais indicado é que ela seja plantada em vasos de barro com alguns furos em sua base para drenagem do excesso de água.A grande vantagem desta planta é que ela ocupa pouco espaço, deixando o ambiente alegre e colorido com poucos cuidados.
Pode parecer estranho pra você, mas, a violeta além de ter a linda função de deixar o ambiente mais aconchegante pode ser usado em pratos culinários, o mais comum é que suas flores sejam usadas em saladas e em decorações de bolos. Suas pétalas possuem um sabor adocicado e perfumado, podendo ser consumidas cristalizadas em açúcar ou frescas.Outra curiosidade a respeito desta planta é sua propriedade medicinal. A violeta é bastante explorada na medicina homeopática sendo indicada no tratamento do reumatismo, da tosse, da dor de ouvido e outros, sendo também fonte de anti-

inflamatório A planta ainda é bastante utilizada na fabricação de perfumes, talcos, desodorantes e sabonetes. Como se pode ver a violeta é uma flor surpreendente e cheia de curiosidades!
Manacá da Serra 
O manacá-da-serra é uma planta originária do Brasil Pertence ao mesmo gênero da quaresmeira.
Floresce durante a primavera e o verão, entre novembro e fevereiro, com belas floradas com flores que variam do branco ao lilás colorem a paisagem regional do final do ano.Devido ao porte alto e sistema radicular não agressivo, é muito usada como ornamental em jardins e ainda na arborização urbana, não interferindo em fios e tão pouco danificando as calçadas.Muito recomendado para áreas menores, como jardins domésticos e vasos de porte maior.
Sendo pioneira e colonizadora de áreas abertas, presta-se muito bem para a recuperação de áreas degradadas, crescendo rapidamente, protegendo o solo em poucos anos. Regenera-se abundantemente na natureza, o que faz com que seu corte não seja tão prejudicial como outras espécies de árvores mais raras e de baixa reprodução natural.
 
 
 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ixoria 
É um arbusto lenhoso, de porte ereto As inflorescências são terminais com numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa, formadas durante a primavera-verão, mas podendo ocorrer o ano todo. deve ser cultivada a pleno sol, não sendo muito exigente em fertilidade, bastante rústica, necessita de regas periódicas. O desenvolvimento em regiões mais frias é bastante lento e é bastante sensível a geadas. Possui propriedades medicinais: as folhas e caules frescos são usados para eczemas, furúnculos e contusões. As folhas são cicatrizantes e indicadas para combater úlceras cutâneas. A tintura diluída das raízes pode ser usada para combater dores de garganta, e as flores para hipertensão, amenorréia e menstruação irregular.


Todas as espécies existentes hoje são originárias de vários cruzamentos entre si. dando origem a inúmeras variedades e cores: são os chamados lírios hibridos. Os lírios pertencem à família das Liliáceas e os principais grupos são:
Lírios Orientais - caracterizados pelos que apresentam mais perfume e flores grandes;
Lírios Asiáticos - com flores menores, quase sem perfume, mas com cores fortes e bem variadas;
Lírio longuiflorum - de flor grande, na cor branca e creme
Eles emitem um único broto por bulbo, de onde saem as folhas e as flores. O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia
1.Após a morte das flores, continue regando o lírio por mais 3 meses, depois pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente;
2. Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.
3. Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.
4. Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.


GRAMA

A grama é uma forma de termos em nosso quintal um pedacinho do lindo verde da natureza,e para isso temos que ter alguns cuidaddos para sempre prevalecer esse verde que nos faz tão bem.Primeiro passo,limpeza da área retirando entulhos,pedras ervas daninhas ;em seguida vem a adubação correta.Depois desse passos é hora do plantio. As estações do ano ajudam a definir a quantidade de regas. No verão, na ausência de chuvas, o ideal é aguar a grama até duas vezes por dia. Na primavera e no outono, basta uma rega diária. E, no inverno, pode-se reduzi-la para duas vezes por semana. A regra para as podas é semelhante: no verão, com a maior disponibilidade de água e umidade, o crescimento é mais acelerado do que no inverno, quando as espécies vegetais estão em dormência,"Permita que a grama cresça até uns 6 cm de altura, o suficiente para que desenvolva folhas maiores e respire melhor".Outro cuidado importante é adubar o gramado duas vezes por ano, de preferência no início e no final do verão, no período de mais chuvas. Aí é só desfrutar esse tapete verdinho.

 
 



quinta-feira, 30 de outubro de 2014


Largamente utilizada em projetos paisagísticos urbanos do Sudeste brasileiro, mais precisamente São Paulo e Rio de Janeiro. É um arbusto lenhoso e com grande ramificação, podendo ser cultivado como arvoreta se não for podado, pois pode chegar a seis metros de altura.  A clúsia é muito ornamental graças à beleza de suas folhas rijas e em forma de gota As flores brotam na Primavera e no Verão; são pequenas, brancas com o centro num tom vermelho róseo.

 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A PODA
Podar é eliminar os ramos de uma planta. É uma operação que exige ao mesmo tempo arte, ciência e técnica, evitando sua mutilação. A poda traz benefícios às plantas e aos homens. Quando a poda é aplicada em árvores ornamentais, visa a harmonizar o espaço com a planta. Na condução das árvores e dos arbustos, o que se pretende é a manutenção das formas das plantas, intervindo a cada vez que nelas ocorreram anormalidades..


A aplicação da poda deve ser feita nos ramos de uma árvore, com o objetivo de reduzir o seu ritmo de desenvolvimento e direcionar seu crescimento, o arejamento da copa como prevenção fitossanitária, a manutenção da regularidade dos fenômenos de floração e frutificação.

Cartão de visita

Confira nosso trabalho,visite nosso site ou agende uma visita em noso escritório.
 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Pimenta roxa do Peru


Árvore tipo guarda-sol. Esta espécie costuma perder suas folhas em alguma estação do ano (geralmente durante o inverno, quando este é bem marcado). Elas são bipinadas, formadas por 10 a 15 pares de folíolos. Cada flor apresenta um cálice com 5 sépalas e uma coroa de 5 pétalas. Os frutos, tipo vagem, medem cerca de 45 centímetros de comprimento e tornam-se marrons ao amadurecer.O flamboyant, é uma metáfora a acentuar uma beleza bastante frequente na aroborização urbana do Brasil.  As flores desta árvore parecem ferver dentro da própria cor. Mas há que se dizer: possui tonalidades mais brandas, como o alaranjado e o salmão-amarelado. Atualmente essa árvore tem um inegável apelo paisagístico, mas com ressalvas, é recomendada para parques, grandes jardins e campos abertos. Esta espécie é conhecida ainda como flor-do-paraíso, pau-rosa, acácia-rubra e árvore-flamejante

Serviços

Confiram nossos serviços

sábado, 25 de outubro de 2014

Cica




 Seu tronco lembra uma palmeira, lenhoso a semilenhoso, com ou sem ramificações.As folhas são dispostas em coroa e pode ser cultivada em vaso.Para fazer a manutenção desta planta deve-se estar atento à presença de formigas e de cochonilhas, que costumam atacar a planta.
Caso surjam, usar óleo de nim dissolvido em água pulverizando em toda a planta,A melhor época para seu cultivo é o inverno ou na estação das chuvas.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CINERÁRIAS

 

 CINERÁRIA MARÍTIMA

Planta da família das Asteraceae, também conhecida como moleiro empoeirado. É uma planta anual, possui folhas cinzas-prateadas, possui flores amarelas ou brancas. A cinerária marítima, que apesar do nome não vive no mar, é uma planta ornameltal, muito conhecida pelos jardineiros norte-americanos. Pode ser encontrada em serras e montanhas de clima temperado, cresce como moita e atinge até 80cm de altura

Uso medicinal:
Parte utilizada: Folhas, flores.
Origem : Região mediterrânea.
Princípios Ativos: Alcalóides (jacobina), flavonóides, taninos, mucilagens.
Propriedades medicinais: Antiespasmódica, anti-histérica, antiinflamatória, cicatrizante, descongestionante, emenagoga.
Indicações: Conjuntivite, inflamação, inchaço das pálpebras, olhos irritados e cansados, restabelecer o fluxo sangüíneo, acalmar dores. É matéria-prima de um colírio usado no tratamento da catarata, o remédio á base da planta melhora o grau de transparência do cristalino, lente natural dos olhos. Daí, ajuda a tratar a visão embaçada pela catarata.
Contra-indicações/cuidados: Contém alcalóides pirrolizidínicos que são hepatotóxicos, logo é melhor apenas usar externamente.
Efeitos colaterais: O uso interno pode prejudicar o fígado.
 
 
                                            CINERÁRIA COM FLOR
 


É uma planta herbácea de pequeno porte (20 a 40 cm), de ciclo anual e umaestrutura simples – um caule central curto e ramificado.As folhas em forma de coração com bordas serrilhadas e verde-escuras apresentam-se muito suavesao tacto pois estão cobertas por uma fina penugem.Desde os finais do Inverno e durante toda a Primavera esta espécie apresenta abundantes inflorescências de cores variadas que se assemelham a pequenas margaridas.Na época da plena floração a planta pode ficar completamente coberta de flores num autêntico espectáculo de cor.

Fique por dentro de mais curiosidades sobre plantas,nossos serviços no site:
jardinagemjr.site.com.br




LINDA PAISAGEM AO MEIO DIA!

 




segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Plantas próprias para cercas vivas
Além do indiscutível efeito decorativo, as cercas vivas têm duas funções primordiais no paisagismo: delimitar espaços e proteger. Ambas as funções têm um sentido abrangente, que oferece diferentes maneiras de utilização, de acordo com a necessidade de cada um.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

ESPADA DE SÃO JORGE
A planta pode ser usada na parte interna e externa da casa. Pode ser encontrada em versões menores, chamadas de “espadinha”, que são idéias para lares mais apertados.


ONZE HORAS
A onze-horas é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual.Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas periódicas. Tolerante a seca e a baixa fertilidade do solo, mas floresce melhor quando fertilizada. Durante as regas, deve-se evitar molhar os botões e as flores, que se danificam com facilidade. Multiplica-se por sementes postas a germinar na primavera.

terça-feira, 9 de setembro de 2014